Synesio.jpeg

SYNESIO SAMPAIO GOES FILHO

Embaixador

Synesio Sampaio Goes Filho nasceu em Itu (SP) em 1939. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, desenvolveu por mais de quatro décadas excelente carreira na diplomacia, tendo ocupado postos de relevo no Brasil e sido embaixador em Bogotá, Lisboa e Bruxelas.
Ex-professor de História Diplomática do Instituto Rio Branco do Itamaraty, teme escrito artigos sobre temas brasileiros em revistas especializadas como Política Externa, da USP, e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, do qual é membro. Redigiu capítulos em obras coletivas, comoRio Branco: 100 anos de memória; Varnhagem: diplomacia e pensamentos estratégico; Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri; Pensamento diplomático Brasileiro; e Obras do Barão do Rio Branco.
Seu livro Navegantes, bandeirantes, diplomatas, considerado um clássico da nossa história diplomática, é visto por Celso Lafer como “uma chave importante para a compreensão e entendimento do Brasil”. Publicou também Fronteiras do Brasil e, no campo do Humanismo laico, A bela viagem. É membro da Academia Paulista de Letras.

Palestra: 

"Alexandre de Gusmão - O estadista que desenhou o mapa do Brasil"

05/05 • quarta-feira • 19h30